GEORGE DANDIN (1668)

George Dandin, ou o marido cornudo. Molière escreveu esta curta mas brilhante peça sobre a humilhação de um marido que não consegue convencer os sogros da infidelidade da filha, antes se rebaixa e se ridiculariza a cada tentativa de provar essa falta da mulher. A humilhação é terrível e passa muito pelas subtilezas da linguagem com que a aristocracia (os sogros) reprime os avanços da burguesia (o marido). Além disso, a peça avança considerações sobre a mulher que a tornam numa peça feminista. Revi agora a peça com a mesma equipa da primeira vez que a vi, e enquanto a força do texto se confirma, a encenação empalidece. Paris 02.2016 TNO 3/5


Que brilhante peça de Molière, sobre um marido cornudo (de origem humilde) que, desesperado em desmascarar a mulher (de origem nobre), só consegue enterrar-se cada vez mais aos olhos dos sogros. Uma peça cómica, mas violenta, sobre as diferenças de classes. Ou de como as maneiras civilizadas são uma poderosa arma para manter o povo no seu lugar, afastado do poder. 
George Dandin ou le Mari confondu é uma comédie-ballet com música de Jean-Baptiste Lully, tendo sido criada em Versailles em 1668. Suponho que já não se representa a peça com música, nem consigo imaginar como terá sido a sua representação original. Mas fiquei muito curioso em relação a essa possibilidade. Como será a encenação desta peça com a música original de Lully?
Paris 01.2015 Théâtre du Nord Ouest 4/5

Cairn (Enzo Corman, 1997)

CAIRN (2003) Les Éditions de Minuit 2003 Leituras 2025